Registro

Desde a realização do I Encontro de Cheganças da Bahia em Saubara, os cheganceiros baianos estão em articulação permanente para que se efetive o registro dessa manifestação como patrimônio imaterial da Bahia.

O resultado mais importante desse Encontro foi o encaminhamento do ofício, solicitando ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), esse registro.

Confira a notificação, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, em 14 de janeiro de 2015, quando o IPAC torna público o processo de Registro Especial como Patrimônio Imaterial das Cheganças e Marujadas do Estado da Bahia. As Cheganças encontram-se em fase de estudos e elaboração do dossiê para inscrição no “Livro do Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas”.

O processo segue em tramitação, em diálogo permanente entre IPAC e Cheganças. Até o momento, segundo o coordenador do Encontro de Cheganças, Rosildo Rosário, que tomou a iniciativa de articular os grupos existentes no estado, foram mapeados 27 grupos na Bahia. Confira um pouco mais sobre as Marujadas da Bahia.