Eu sou Robson de Almeida Souza, 42 anos. Não me considero um Mestre, mas meus camaradas me chamam de Mestre contemporâneo da Chegança. Sou descendente dos fundadores, precursores da Chegança de Mouros de Arembepe.
Sobrinho do eterno Mestre Sinhô, neto de Antônio Coroa, que era irmão de Sinhô. Ingressei na Chegança como ajudante na confecção de materiais, com meu avô Antônio. Após a morte do Mestre Sinhô e do meu avô, assumiu o comando da Chegança o tio Mestre Santa Rita. Nessa época comecei a fazer parte diretamente da Chegança. Primeiro como Artilheiro e após a morte do meu tio Mestre Santa Rita, vim a assumir o comando da CHEGANÇA DE MOUROS DE AREMBEPE.
Atualmente a Chegança é composta na sua Diretoria com um grupo de familiares: Anísio, Anísio Filho, Raimundo (filho do senhor Anísio e irmão de Anísio Filho) e Senhor Lió. Continuando a raiz dos meus ancestrais tem como componentes meu filho Robert, meu sobrinho Raniel e o filho de Anísio Filho, Matheus.
O grupo possui 27 integrantes do sexo masculino. A Chegança de Mouros de Arembepe existe há mais de 60 anos. É mais que uma manifestação folclórica, representamos parte da história vivida na época da invasão portuguesa, das guerras de religião e das grandes embarcações piratas. Contamos a história/estória da Chegança de Mouros através de uma luta em alto mar, entre Mouros e Cristãos utilizando a música e a dança como recursos artísticos. O Grupo se apresenta no nosso município e em outros municípios do estado, por enquanto”.
Contatos Mestre Robson: (71) 8843 – 8511. E – mail: S2souza86@hotmail.com