1ª Reunião da Rede das Cheganças e Marujadas da Bahia

A Rede das Marujadas e Cheganças, foi formada em 2013 a partir da realização do I Encontro de Cheganças da Bahia, na cidade de Saubara. Na ocasião tivemos a participação dos grupos de Saubara, Jacobina, Cairu, Camaçari e Taperoá. O sucesso do Encontro possibilitou a participação de mais grupos, fortalecendo o movimento cultural dessa manifestação.

Em 2018, a Rede das Marujadas e Cheganças, com o objetivo de fortalecimento e ampliação, inicia as visitações a 13 (treze) grupos de oito comunidades envolvidas na sua Rede (Andaraí, Caravelas, Remanso, Jacobina, Cairu, Taperoá, Camaçari e Saubara) durante o calendário de atividades dos seus grupos.

As ações previstas são contato com as lideranças dos grupos de Cheganças e Marujadas, mobilização das comunidades participantes da Rede, realização de reuniões com os grupos e reunião de ampliação. Durante as ações realizaremos o registro fotográfico, histórico e de depoimentos, além de discutir com as lideranças dentro das “Reuniões das Marujadas” que acontecerão nas cidades de Taperoá, Jacobina e Camaçari as condições para os grupos se auto declararem Pontos de Cultura dentro da política da Lei Cultura Viva e ampliar a Rede através da mobilização e articulação de novos grupos, concluindo o resultado dessas ações na Reunião de Ampliação da Rede de Marujadas na cidade de Saubara/Ba.

A 1ª reunião da Rede acontecerá na cidade de Taperoá, no dia 03 de fevereiro de 2018 e contará com a participação de lideranças dos grupos das cidades de Andaraí, Caravelas, Alcobaça, Jacobina, Cairu, Taperoá, Camaçari e Saubara.

O projeto Rede de Cheganças e Marujadas da Bahia foi aprovado por meio do Edital Cultura de Redes – Fomento a Rede Culturais do Brasil – Categoria Nacional/Regional/2015 e conta com o Apoio Financeiro do Programa Cultura Viva, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. É executado pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.