O Berimbau de Ouro foi criado em 2018 pelo Me. Máximo que é santamarense e pratica Capoeira há 54 anos. Mas o trabalho foi colocado em prática em 2013 no Centro de Cultura da Câmara dos vereadores de Salvador. Evento este que já premiou várias personalidades do universo da Capoeira e da sociedade o Berimbau de Ouro é um prêmio multicultural abrangendo portanto toda a diversidade cultural existente no Brasil.
A criação do Prêmio se origina do mestre de Capoeira santamarense chamado Gato Preto de São Brás que em meados de década de 1960 ganha o título de Berimbau de Ouro – Mestre Máximo recria a premiação valorizando nosso povo e nossa cultura e fortalecendo a marca: Salvador: Capital mundial da Capoeira.
Em 2016, o Mestre Rosildo do Rosário foi um dos homenageados.
Rosildo Moreira do Rosário, saubararense, baiano. Integrante da Chegança de Marujos Fragata Brasileira desde criança, sambador mobilizador cultural. Foi Coordenador Geral da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia – ASSEBA, instituição responsável pela execução do Plano de Salvaguarda do Samba de Roda, desenvolveu inúmeros projetos dentre os quais destacam-se: A coletânea Sambadores e Sambadeiras da Bahia, I e II Séries cd`s Cada do Samba, II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia, Circuito de Samba de Roda no Pelô, Exposição O Samba em Ritmos e Imagens e Mulheres do Samba de Roda. E com o Samba de Roda recebeu dado pelo Ministério da Cultura o Prêmio da Comenda da Cultura do Brasil no ano de 2014 e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia o Prêmio Mário Gusmão como personalidade destaque no capo da Cultura.
Membro fundador do Grupo Cultural Chegança Fragata Brasileira da cidade de Saubara. Nos últimos cinco anos tem se dedicado ao Processo de Registro das Cheganças e Marujadas da Bahia ao Título de Patrimônio Cultural do Estado. Com as Cheganças desenvolveu projetos e produtos tais: Catalogo Êta Marujada, I, II, III e IV Encontros de Cheganças da Bahia, cd Cantado com a Marujada, Conexões de Mar: Cheganças de Saubara Visita Portugal. Professor da rede pública nas cidades de Saubara e Santo Amaro, pedagogo formado pela Universidade Estadual de Feira de Santa, Especialista em História e Cultura Afro Brasileira, foi Secretário de Educação em Saubara, Coordenador de Cultura do Município de Santo Amaro.