Onde está nossa arma?

Por Zinoel Fontes

Hoje o dia nasceu escuro em nossa terra, pois a alegria da nossa Cultura de Vida Social está sendo transformada em um sentimento de impotência ante a barbárie que nos ronda.

Todas as perguntas que pensamos nos remetem à tristeza e a dor. Posso dizer que: quem nas próximas semanas irá se atrever a cantar um samba de Raízes de Saubara e não ficar triste com a falta de resposta na Vortinha da outra Parea? E se esse Samba for um Arma na Hora que nos faz sentir a emoção de ver todos os elementos bem afinados? No canto, no pandeiro, no corpo e nos pés bem miudinho?

Ainda tem os que apreciam a Fragata, os que se sentiam órfãos por saberem que nosso Marujo escolheu viver em meio ao Rio das Pratas e assim participar apenas no 04 de agosto em Saubara. Agora se sentem órfãos de pai e mãe.

Acho que por isso não seria apropriado a Farda da Fragata. Visto que nas próximas apresentações a dor seria maior.

Como superar isso? Poderia dizer várias formas, porém no final iria reconhecer que não se supera dores PROFUNDAS. Esse tipo de dor aprendemos a conviver.

Pois sempre iremos lembrar das voltinhas que o mundo dará em nós quando a violência nos deixar uma cadeira vazia, um pandeiro mudo, um lugar vago no ‘cordao’…

Isso significa que não há esperança?
Não.

Significa que somos filhos das águas e como tais sempre iremos tomar um novo fôlego antes do próximo mergulho… sempre iremos nos revezar no remo… sempre iremos mudar a posição das velas quando o vento inverter a direção…

Pois nossa arma é outra…
Nossa arma produz sorrisos que brotam do coração dos amantes da vida… Nossa arma contagia o outro no ato da umbigada… Ela nos reconecta aos nossos antepassados quando entendemos que a nossa vida tem que ser a continuação do trabalho deles e percebemos que não podemos fazer menos do que eles fizeram…

Onde está nossa arma?
Na FORÇA da RESISTÊNCIA, pois nos faz desenvolver estratégias de sobrevivência e efetuar conquistas com as PALAVRAS CANTADAS em nossas Manifestações de Cultura da Vida.

Exatamente há um mês VORTINHA se tornou IMATERIAL e há um dia ele virou IMORTAL.