Chegança Feminina de Mouros Barca Nova – Saubara

A Chegança Feminina de Mouros Barca Nova foi formada em 1991, por um grupo de mulheres que resolveu inovar nas tradições, uma vez que só existiam até então , as duas Cheganças masculinas. É a única que possui uma data como registro de ínicio de sua atuação.

Sua formação, história e cânticos são os mesmos da Chegança Barca Nova Masculina. Apresenta-se nas datas festivas de Saubara, como 13 de junho, o6 de janeiro e 04 de Agosto. Saem pelas ruas da cidade, cantando e contando a história das lutas nestas terras, como diz na cantiga, “…Marcha marujada, Ao clarear do dia, Vamos dar a vida, Ao povo da Bahia…”

Entre estas mulheres, temos Tânia Regina, que ainda nos conta a história de uma espada que foi encontrada numa pedra, por uma marisqueira chamada Dina, e julga-se que esta espada foi utilizada nas lutas travadas pela independência.

Algumas das participantes da 1ª formação do grupo foram além de Tânia da Silva Santos, Maria de Cota, Marina, Maria de Tiamé, Professora  Marle, Iracema, Dona  Aurelita, entre outras.

Segundo relato das mesmas, depois da 1ª formação, a chegança feminina quase acabou por falta de incentivo, mas resolveram voltar e com o apoio de Rosildo Moreira do Rosário, figura importante no cenário cultural desta cidade, que convocou reuniões para mobilizar e conscientizar as pessoas,  e desta forma, conseguiram  novos integrantes e reviveram. Atualmente, apresenta-se com 44 mulheres em Saubara e em muitos lugares da grande Bahia.

Chegança Feminina de Mouros Barca Nova
Endereço: Rua Nova São Domingos, Saubara