Lançamento Ponto de Cultura Saubara em Movimento

A Chegança dos Marujos vem acompanhando desde o inicio a construção do Programa Cultura Viva que tem mostrado de verdade que a sociedade civil pode ser de fato agentes e gestores de seus próprios projetos. E foi por meio desta iniciativa que surge o Ponto de Cultura Saubara em Movimento, aprovado no Edital Pontos de Cultura da Bahia 2014 e que conta com o apoio financeiro da Secretária de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O projeto, que terá duração de 3 anos, propõe a continuidade, ampliação e profissionalização das ações culturais e de formação de jovens e lideranças das manifestações culturais locais através de cursos, oficinas, encontros, reuniões e processos de formação cultural em diversas modalidades com profissionais convidados, além de intercâmbio cultural e musical entre territórios culturais e elaboração de produtos culturais (vídeo documentário, catálogo virtual e calendário de atividades culturais) do municipio de Saubara.

Os jovens como protagonistas futuros da cultura de Saubara necessitam do acesso às ferramentas, metodologias e aos fundamentos tecnológicos contemporâneos, indispensáveis para a profissionalização e realização material nos campos de criação artística, produção cultural, comunicação e educação.

O projeto está sendo elaborado como uma estratégia de ação que trabalhará a riqueza cultural do municipio como um agente de educação patrimonial na região, em vista da educação e cultura serem elementos importantes no desenvolvimento humano. Espera-se também que essa articulação possa reverter esse quadro proporcionando a cidade de Saubara um elemento gerador de benefícios sociais e econômicos através das capacitações, oficinas e transmissão de saber.

LANÇAMENTO PONTO DE CULTURA SAUBARA EM MOVIMENTO
13 DE JUNHO  DE 2016 – SAUBARA/BA
Hora Atividade Local
9h APRESENTAÇÃO DA CHEGANÇA MIRIM Paço Municipal- Saubara/Ba
10h DESFILE DA CHEGANÇA MIRIM PELAS RUAS DA CIDADE Ruas de Saubara
11h APRESENTAÇÃO CHEGANÇA MIRIM NA IGREJA Igreja de São Domingos
15h Lançamento do Ponto de Cultura Saubara em Movimento e Lançamento do livro Cantador de Chula de Katharina Doring
Sede da Chegança dos Marujos
16h APRESENTAÇÃO DO SAMBA DE RODA MIRM VOVÓ SINHÁ Praça 13 de junho
18h REZA DE SANTO ANTONIO Praça 13 de junho
19h ENCERRAMENTO: GRANDE RODA DE SAMBA DE RODA Praça 13 de junho
 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA E ABERTA À COMUNIDADE

O que é Ponto de Cultura

Programa promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública.  A prioridade do programa são os convênios com governos estaduais e municipais, além do Distrito Federal, para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios.

Atualmente, as redes estaduais abrangem 25 unidades da federação e o Distrito Federal. Já as redes municipais estão implementadas, ou em estágio de implementação, em 56 municípios.

O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Como um parceiro na relação entre estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.

O que é o  Programa Cultura Viva?

É um programa do Governo Federal de Cultura, Educação e Cidadania, criado pelo Ministério da Cultura em 2004, para apoiar iniciativas culturais desenvolvidas por comunidades que dificilmente foram reconhecidas pelo Estado brasileiro no passado.

Autonomia, empoderamento e protagonismo social são os principais conceitos do Programa.